Conheça a Polis

Sediada em Belo Horizonte, a Pólis Pesquisa foi fundada em 1996 por profissionais-doutores especializados em áreas do conhecimento – principalmente ciências sociais e estatística – que têm interface com as diversas etapas do protocolo metodológico para a realização das pesquisas.

 

Trabalhamos com pesquisas quantitativas, qualitativas e combinação de métodos, realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento. Levantamos dados primários indispensáveis ao planejamento e definição de ações estratégicas destinadas à maior eficiência, qualidade e relacionamento entre segmentos variados e respectivos públicos de interesse.

 

Nas ciências sociais destacamos trabalhos no campo da comunicação política, do comportamento político-eleitoral, participação política, atitudes e valores, associativismo,  hábitos de mídias, interação e uso de redes sociais, entre outros.

 

Realizamos pesquisas amostrais de avaliação de governos, de serviços públicos e de instituições, criando indicadores para o acompanhamento de desempenho ao longo do tempo.

 

No campo das ciências econômicas, destacamos  know-how e experiência em projetos para mensuração das taxas de emprego e desemprego, atitude e comportamento de consumo, índices de confiança do consumidor, pesquisas de acompanhamento de preços e margens de comercialização de produtos.

 

Atuamos em pesquisas de marketing, avaliando a satisfação com produtos e fidelização de clientes,  pesquisas de imagem, marcas e reputação.

 

Ajudamos empresas a avaliar o clima organizacional e a identificar expectativas profissionais, áreas de satisfação e de insatisfação junto ao  seu corpo de colaboradores, além de pontos de estrangulamento em sua comunicação interna. Trabalhamos em corporações e empresas para avaliação da satisfação e realização do indivíduo com o trabalho desenvolvimento e perspectivas individuais de crescimento na carreira.

 

Atuamos fortemente em Pesquisas de Responsabilidade Social identificando indicadores mais adequados ao diagnóstico socioeconômico das populações de interesse da pesquisa  e  fixando o marco temporal, para o acompanhamento do impacto de políticas implementadas ao longo do tempo.

 

Ajudamos escolas, cursos e pré-vestibulares na análise de resultados de simulados para o ENEM, com o emprego da Teoria de Resposta ao Item, indicando resultados gerais de cada estabelecimento e ranking de desempenho por área de conhecimento, comparação, curva característica de todos os itens, além de score dos alunos por área do conhecimento.

 

Realizamos análise de avaliações educacionais para municípios a partir dos grandes bancos de dados nacionais disponíveis, como microdados do Censo Escolar e do ENEM.

 

Trabalhamos com análises envolvendo grandes bancos de dados em combinação com coleta de dados primários, em projeções populacionais num horizonte, em geral, de 20 a 30 anos, auxiliando municípios a atender demanda imposta pela Lei Nº 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico.

 

Com técnicas de estatística avançada, trabalhamos com modelagem e predição de séries temporais, em que as observações são obtidas ao longo do tempo.

Afiliações

Diretora técnica

Bertha Maakaroun.

Jornalista, doutora em Ciência Política, pesquisadora especializada em Métodos Quantitativos e Qualitativos. Formação e competências desenvolvidas na  Universidade de Michigan (EUA), Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP)-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O que entregamos

Dados primários e estimativas com confiança nas mais diversas áreas do conhecimento, com extremo rigor metodológico.  

Auxiliamos o cliente a compreender serviços e produtos, a identificar e buscar soluções para problemas.

Temas de interesse público são divulgados à sociedade com respeito à transparência de informações envolvidas em cada etapa do protocolo metodológico de procedimentos.  

Como entregamos

A Polis Pesquisa adota os seguintes princípios e compromissos com os seus clientes e para com a sociedade:

  1. Confidencialidade e sigilo em relação à identidade dos indivíduos que integram a pesquisa;
  2. Rigor metodológico em todas as etapas do trabalho de levantamento de campo e na análise dos resultados;
  3. Emprego de nossa capacidade e experiência para alcançar trabalhos de qualidade elevada;
  4. Nunca assumir trabalhos e prometer prazos se não pudemos executá-los com o grau de qualidade exigida por nosso sistema interno de controle;

Absoluta seriedade, transparência e compromisso com a análise e apresentação de dados dos levantamentos de campo, jamais sugerindo ou indicando ao cliente e à sociedade além do que de fato representam.

Resultado sorteio survey nacional sobre Ciência e Tecnologia

 

Jéssica Lívia, de 17 anos, moradora de Juazeiro do Norte, no Ceará, é a vencedora do sorteio realizado em 30 de Abril, entre os 2206 jovens participantes de pesquisa nacional sobre a Ciência e Tecnologia.

 

Parabéns Jéssica! Nosso muito obrigado a você e a todos os outros respondentes, que nos ajudaram a conhecer um pouco mais sobre o que pensam sobre  C&T.

 

Até a próxima!

 

Polis Pesquisa