Pólis Pesquisa
PortuguêsInglêsEspanhol     



Tipos de Survey

QUE  DIFERENTES TIPOS DE SURVEY  PODEM SER FEITOS?

Os survey podem ser também classificados pela forma de coleta dos dados.

Os métodos mais comuns são através do correio, de entrevistas por telefone, de entrevistas pessoais e pela internet. Alguns tipos de surveys combinam esses métodos.

Entrevistas por telefone: Método eficiente de coleta. Recomendadas sobre tudo quando estão em jogo situações que exigem rápidos resultados. A principal limitação deste método é o fato de nem toda a população dispor de um telefone – ou mesmo, nem sempre a lista de referência da população alvo estar completa e atualizada - , o que torna a eficácia da coleta restrita a tipos específicos de pesquisa.

Entrevistas pessoais:  O questionário é preenchido através de uma entrevista pessoal conduzida por um coletor de dados devidamente treinado para a sua realização. É um tipo de coleta de dados mais oneroso do que  o utilizado por telefone ou pela internet. Entretanto é geralmente o mais adequado quando o universo a ser estudado é composto, por exemplo, pela população do país, estado ou cidade e quando as informações a serem coletadas são mais complexas.

Internet:  Os surveys pela web são estratégia interessante a ser empregada  na coleta dos dados em certos contextos, sobretudo quando se tem controle da lista de referência da população em estudo, ou seja, quando se conhece os endereços eletrônicos de todos os indivíduos de determinado grupo que se pretende estudar.





Pólis Pesquisa
Rua Guajajaras, 40 - Sala 1005, Centro
Belo Horizonte/MG - Telefone: 55 31 3274-3815